Neste projecto de design de interiores Tangerinas & Pêssegos os nossos clientes pediram ajuda na criação de um espaço no piso de entrada, situado entre a garagem e o jardim. Como se tratava de um espaço bastante amplo sem divisões e sem armários, criamos duas soluções que também poderá replicar em sua casa. Explicaremos tudo neste post.
Divisória/ Biombo:
Fizemos uma estrutura em corda de sisal para servir de divisória entre o espaço de convívio/trabalho e a garagem. Esta estrutura é esteticamente apelativa e serve como suporte para vasos e kokedamas.
Idealizamos esta estrutura tendo em conta as dimensões do espaço, as necessidades dos nossos clientes e, claro, o nosso estilo. Fizemos dois estudos para a estrutura, com dois desenhos de cordas diferentes.
Como a intenção era dar mais privacidade ao espaço de trabalho, optamos pelo segundo desenho, com mais corda e uma trama mais fechada.
Para construir esta estrutura utilizamos:
Duas barras em madeira com cerca de 1,40 m de largura x 0,10 cm de profundidade e 4 cm de espessura cada;
Corda de sisal;
28 puxadores pretos “Borghamn“, do Ikea.
Construção da estrutura:
Afagar as barras em madeira com uma lixa fina - de modo a retirar eventuais lascas;
Marcar e fixar os 14 puxadores “Borghamn“ em cada barra de madeira - neste caso, deixamos um intervalo de cerca de 6 cm entre eles;
Marcar a localização das barras de madeira - pode utilizar um laser de medição, para que fiquem paralelas - e fixar, uma ao chão e outra ao tecto;
Elaborar a trama com a corda de sisal - passando-a pelos buracos dos puxadores, seguindo o desenho que elaborou previamente.
O resultado final desta divisória/biombo funcionou muito bem. Além de ficar esteticamente bonito, conferiu mais conforto ao espaço de trabalho. Conseguimos também incluir a bicicleta do nosso cliente no design do espaço, de forma subtil e prática.
Composição de arrumação utilizando o sistema "IVAR”, do Ikea:
Os nossos clientes necessitavam de um espaço de arrumação grande (que ocupasse grande parte da parede), funcional e económico.
Após vários desenhos e estudos, encontramos a solução ideal para o espaço: um sistema “IVAR” com cerca de 4 m de largura no total, modulado pelo nosso atelier.
O sistema resultou numa conjugação de espaços vazios e cheios. Deste modo criamos espaços de arrumação ocultos (para objectos menos estéticos) e espaços mais visíveis, onde os clientes pudessem colocar objectos decorativos, plantas, livros, etc.
Como tínhamos planeado pintar a parede do fundo numa cor escura (Sépia #E348, da CIN), achamos interessante fazer uma conjugação entre módulos em preto e outros na sua cor natural (pinho) - criando dinâmica e interesse visual.
Quando adquirimos os elementos, deparamo-nos com um problema. Algumas das peças verticais com acabamento em preto estavam esgotadas e não nos davam previsão de chegada. Optamos por tomar uma decisão prática: comprar as peças em tom natural e pintar de preto.
Utilizamos a seguinte combinação "IVAR":
4 estruturas de 80 x 50 x 118 cm;
4 estruturas de 80 x 30 x 179 cm;
2 estruturas de 80 x 50 x 226 cm;
17 prateleiras com diferentes profundidades;
1 armário com 2 portas;
1 módulo com 3 gavetas;
3 conjuntos de portas em pinho e rattan.
Gostaram das nossas ideias? Partilhem os vossos resultados nas redes sociais com: #dicasdedesigntangerinasepessegos
Vejam mais fotografias deste projecto em:
Comments